BOA LEITURA

Os Níveis do Ser Humano


Há alguns anos, um buscador aproximou-se de um Mestre da Arte Real (um verdadeiro Místico) e perguntou-lhe:
- Mestre, gostaria muito de saber por que razão os seres humanos guerreiam-se e por que não conseguem entender-se, por mais que apregoem estar buscando a Paz e o entendimento, por mais que apregoem o Amor e por mais que afirmem abominar o Ódio.
- Essa é uma pergunta muito séria. Gerações e gerações a têm feito e não conseguiram uma resposta satisfatória, por não se darem conta de que tudo é uma questão de nível evolutivo. A grande maioria da Humanidade do Planeta Terra está vivendo atualmente no nível 1. Muitos outros, no nível 2 e alguns outros no nível 3. Essa é a grande maioria. Alguns poucos já conseguiram atingir o nível 4, pouquíssimos o nível 5, raríssimos o nível 6 e somente de mil em mil anos aparece algum que atingiu o nível 7.
- Mas, Mestre, que níveis são esses?

- Não adiantaria nada explicá-los, pois além de não entender, também, logo em seguida, você os esqueceria e esqueceria também a explicação.
Assim, prefiro levá-lo numa viagem mental, para realizar uma série de experimentos e aí, então, tenho certeza, você vivenciará e saberá exatamente o que são esses níveis, cada um deles, nos seus mínimos detalhes.
Colocou, então, as pontas de dois dedos na testa do consulente e, imediatamente, ambos estavam em um outro local, em outra dimensão do Espaço e do Tempo.
O local era uma espécie de bosque, e um homem se aproximava deles. Ao chegar mais perto, disse-lhe o Mestre:
- Dê-lhe um tapa no rosto.
- Mas por quê? Ele não me fez nada…
- Faz parte do experimento. Dê-lhe um tapa, não muito forte, mas dê-lhe um tapa!
E o homem aproximou-se mais do Mestre e do consulente. Este, então, chegou até o homem, pediu-lhe que parasse e, sem nenhum aviso, deu-lhe um tapa que estalou.
Imediatamente, como se fosse feito de mola, o desconhecido revidou com uma saraivada de socos e o consulente foi ao chão, por causa do inesperado do ataque.
Instantaneamente, como num passe de mágica, o Mestre e o consulente já estavam em outro lugar, muito semelhante ao primeiro e outro homem se aproximava. O Mestre, então comentou:
- Agora, você já sabe como reage um homem do nível 1. Não pensa. Age mecanicamente. Revida sem pensar. Aprendeu a agir dessa maneira e esse aprendizado é tudo para ele, é o que norteia sua vida, é sua “muleta”. Agora, você testará da mesma maneira, o nosso companheiro que vem aí, do nível 2.
Quando o homem se aproximou, o consulente pediu que parasse e lhe deu um tapa. O homem ficou assustado, olhou para o consulente, mediu-o de cima a baixo e, sem dizer nada, revidou com um tapa, um pouco mais forte.
Instantaneamente, já estavam em outro lugar muito semelhante ao primeiro.
- Agora, você já sabe como reage um homem do nível 2. Pensa um pouco, analisa superficialmente a situação, verifica se está à altura do adversário e aí, então, revida. Se se julgar mais fraco, não revidará imediatamente, pois irá revidar à traição. Ainda é carregado pelo mesmo tipo de “muleta” usada pelo homem do nível 1. Só que analisa um pouco mais as coisas e fatos da vida. Entendeu? Repita o mesmo com esse aí que vem chegando.
A cena repetiu-se. Ao receber o tapa, o homem parou, olhou para o consulente e assim falou:
- O que é isso, moço?… Mereço uma explicação, não acha? Se não me explicar direitinho por que razão me bateu, vai levar uma surra!
Estou falando sério!
- Eu e o Mestre estamos realizando uma série de experimentos e este experimento consta exatamente em fazer o que fiz, ou seja, bater nas pessoas para ver como reagem.
- E querem ver como reajo?
- Sim. Exatamente isso…
- Já reparou que não tem sentido?
- Como não? Já aprendemos ótimas lições com as reações das outras pessoas. Queremos saber qual a lição que você irá nos ensinar…
- Ainda não perceberam que isso não faz sentido? Por que agredir as pessoas assim, gratuitamente?
- Queremos verificar – interferiu o Mestre – as reações mais imediatas e primitivas das pessoas. Você tem alguma sugestão ou consegue atinar com alguma alternativa?
- De momento, não me ocorre nenhuma. De uma coisa, porém, estou certo: – Esse teste é muito bárbaro, pois agride os outros. Estou, realmente, muito assustado e chocado com essa ação de vocês, que parecem pessoas inteligentes e sensatas. Certamente, deverá haver algo menos agressivo e mais inteligente. Não acham?
- Enfim – perguntou o buscador – como você vai reagir? Vai revidar?
Ou vai nos ensinar uma outra maneira de conseguir aprender o que desejamos?
- Já nem sei se continuo discutindo com vocês, pois acho que estou perdendo meu tempo. São dois malucos e tenho coisas mais importantes para fazer do que ficar conversando com dois malucos. Afinal, meu tempo é precioso demais e não vou desperdiçá-lo com vocês. Quando encontrarem alguém que não seja tão sensato e paciente como eu, vão aprender o que é agredir gratuitamente as pessoas. Que outro, em algum outro lugar, revide por mim. Não vou nem perder meu tempo com vocês, pois não merecem meu esforço… São uns perfeitos idiotas… Imagine só, dar tapas nos outros… Besteira… Idiotice… Falta do que fazer… E ainda querem me convencer de que estão buscando conhecimento… Picaretas! Isso é o que vocês são! Uns picaretas! Uns charlatães!
Imediatamente, aquela cena apagou-se e já se encontravam em outro luar, muito semelhante a todos os outros. Então, o Mestre comentou:
- Agora, você já sabe como age o homem do nível 3. Gosta de analisar a situação, discutir os pormenores, criticar tudo, mas não apresenta nenhuma solução ou alternativa, pois ainda usa as mesmas “muletas” que os outros dois anteriores também usavam. Prefere deixar tudo “pra lá”, pois “não tem tempo” para se aborrecer com a ação, que prefere deixar para os “outros”. É um erudito e teórico que fala muito, mas que age muito pouco e não apresenta nenhuma solução para nenhum problema, a não ser a mais óbvia e assim mesmo, olhe lá… É um medíocre enfatuado, cheio de erudição, que se julga o “Dono da Verdade”, que se acha muito “entendido” e que reclama de tudo e só sabe criticar. É o mais perigoso de todos, pois costuma deter cargos de comando, por ser, geralmente, portador de algum diploma universitário em nível de bacharel (mais uma outra “muleta”) e se pavoneia por isso. Possui instrução e muita erudição. Já consegue ter um pouquinho mais de percepção das coisas, mas é somente isso. Ainda precisa das “muletas” para continuar vivendo, mas começa a perceber que talvez seja melhor andar sem elas. No entanto, por “preguiça vital” e simples falta de força de vontade, prefere continuar a utilizá-las. De resto, não passa de um medíocre enfatuado que sabe apenas argumentar e tudo criticar. Vamos, agora, saber como reage um homem do nível 4. Faça o mesmo com esse que aí vem.
E a cena repetiu-se.
O caminhante olhou para o buscador e perguntou:
- Por que você fez isso? Eu fiz alguma coisa errada? Ofendi você de alguma maneira? Enfim, gostaria de saber por que motivo você me bateu. Posso saber?
- Não é nada pessoal. Eu e o Mestre estamos realizando um experimento para aprender qual será a reação das pessoas diante de uma agressão imotivada.
- Pelo visto, já realizaram este experimento com outras pessoas. Já devem ter aprendido muito a respeito de como reagem os seres humanos, não é mesmo?
- É… Estamos aprendendo um bocado. Qual será sua reação? O que pensa de nosso experimento? Tem alguma sugestão melhor?
- Hoje, vocês me ensinaram uma nova lição e estou muito satisfeito com isso e só tenho a agradecer por me haverem escolhido para participar deste seu experimento. Apenas acho que vocês estão correndo o risco de encontrar alguém que não consiga entender o que estão fazendo e revidar à agressão. Até chego a arriscar-me a afirmar que vocês já encontraram esse tipo de pessoa, não é mesmo? Mas também se não corrermos algum risco na vida, nada, jamais, poderá ser conseguido, em termos de evolução. Sob esse ponto de vista, a metodologia experimental que vocês imaginaram é tão boa como outra qualquer. Já encontraram alguém que não entendesse o que estão a fazer e igualmente reações hostis, não é mesmo? Por outro lado, como se trata de um aprendizado, gostaria muito de acompanhá-los para partilhar desse aprendizado. Aceitar-me-iam como companheiro de jornada? Gostaria muito de adquirir novos conhecimentos. Posso ir com vocês?
- E se tudo o que dissemos for mentira? E se estivermos mal-intencionados? – perguntou o Mestre – Como reagiria a isso?
- Somente os loucos fazem coisas sem uma razão plausível. Sei, muito bem, distinguir um louco de um são e, definitivamente, tenho a mais cristalina das certezas de que vocês não são loucos. Logo, alguma razão vocês deverão ter para estarem agredindo gratuitamente as pessoas. Essa razão que me deram é tão boa e plausível como qualquer outra. Seja ela qual for, gostaria de seguir com vocês para ver se minhas conjecturas estão certas, ou seja, de que falaram a verdade e, se assim o for, compartilhar da experiência de vocês. Enfim, desejo aprender cada vez mais, e esta é uma boa ocasião para isso. Não acham?
Instantaneamente, tudo se desfez e logo estavam em outro ambiente, muito semelhante aos anteriores. O Mestre assim comentou:
- O homem do nível 4 já está bem distanciado e se desligando gradativamente dos afazeres mundanos. Já sabe que existem outros níveis mais baixos e outros mais elevados e está buscando apenas aprender mais e mais para evoluir, para tornar-se um sábio. Não é, em absoluto um erudito (embora até mesmo possa possuir algum diploma universitário) e já compreende bem a natureza humana para fazer julgamentos sensatos e lógicos. Por outro lado, possui uma curiosidade muito grande e uma insaciável sede de conhecimentos. E isso acontece porque abandonou suas “muletas” há muito pouco tempo, talvez há um mês ou dois. Ainda sente falta delas, mas já compreendeu que o melhor mesmo é viver sem elas. Dentro de muito pouco tempo, só mais um pouco de tempo, talvez mais um ano ou dois, assim que se acostumar, de fato, a sequer pensar nas muletas, estará realmente começando a trilhar o caminho certo para os próximos níveis. Mas vamos continuar com o nosso aprendizado. Repita o mesmo com este homem que aí vem, e vamos ver como reage um homem do nível 5.
O tapa estalou.
- Filho meu… Eu bem o mereci por não haver logo percebido que estavas necessitando de ajuda. Em que te posso ser útil?
- Não entendi… Afinal, dei-lhe um tapa. Não vai reagir?
- Na verdade, cada agressão é um pedido de ajuda. Em que te posso ajudar, filho meu?
- Estamos dando tapas nas pessoas que passam, para conhecermos suas reações. Não é nada pessoal…
- Então, é nisso que te posso ajudar? Ajudar-te-ei com muita satisfação pedindo-te perdão por não haver logo percebido que desejas aprender. É meritória tua ação, pois o saber é a coisa mais importante que um ser humano pode adquirir. Somente por meio do saber é que o homem se eleva. E se estás querendo aprender, só tenho elogios a te oferecer. Logo aprenderás a lição mais importante que é a de ajudar desinteressadamente as pessoas, assim como estou a fazer com vocês, neste momento. Ainda terás um longo caminho pela frente, mas se desejares, posso ser o teu guia nos passos iniciais e te poupar de muitos transtornos e dissabores. Sinto-me perfeitamente capaz de guiar-te nos primeiros passos e fazer-te chegar até onde me encontro. Daí para diante, faremos o restante do aprendizado juntos. O que achas da proposta? Aceitas-me como teu guia?
Instantaneamente, a cena se desfez e logo se viram em outro caminho, um pouco mais agradável do que os demais, e o Mestre assim se expressou:
- Quando um homem atinge o nível 5, começa a entender que a Humanidade, em geral, digamos, o homem comum, é como uma espécie de adolescente que ainda não conseguiu sequer se encontrar e, por esse motivo, como todo e qualquer bom adolescente, é muito inseguro e, devido a essa insegurança, não sabe como pedir ajuda e agride a todos para chamar atenção sobre si mesmo e pedir, então, de maneira velada e indireta, a ajuda de que necessita. O homem do nível 5 possui a sincera vontade de ajudar e de auxiliar a todos desinteressadamente, sem visar vantagens pessoais. É como se fosse uma Irmã Dulce, um Chico Xavier ou uma Madre Teresa de Calcutá da vida. Sabe ser humilde e reconhece que ainda tem muito a aprender para atingir níveis evolutivos mais elevados. E deseja partilhar gratuitamente seus conhecimentos com todos os seres humanos. Compreende que a imensa maioria dos seres humanos usa “muletas” diversas e procura ajudá-los, dando-lhes exatamente aquilo que lhe é pedido, de acordo com a “muleta” que estão usando ou com o que lhes é mais acessível no nível em que se encontram. A partir do nível 5, o ser humano adquire a faculdade de perceber em qual nível o seu interlocutor se encontra. Agora, dê um tapa nesse homem que aí vem. Vamos ver como reage o homem do nível 6.
E o buscador iniciou o ritual. Pediu ao homem que parasse e lançou a mão ao seu rosto. Jamais entenderá como o outro, com um movimento quase instantâneo, desviou-se e a sua mão atingiu apenas o vazio.
- Meu filho querido! Por que você queria ferir-se a si mesmo? Ainda não aprendeu que agredindo os outros você estará agredindo a si mesmo? Você ainda não conseguiu entender que a Humanidade é um organismo único e que cada um de nós é apenas uma pequena célula desse imenso organismo? Seria você capaz de provocar, deliberadamente, em seu corpo, um ferimento que vai doer muito e cuja cicatrização orgânica e psíquica vai demorar e causará muito sofrimento inútil?
- Mas estamos realizando um experimento para descobrir qual será a reação das pessoas a uma agressão gratuita.
- Por que você não aprende primeiro a amar? Por que, em vez de dar um tapa, não dá um beijo nas pessoas? Assim, em lugar de causar-lhes sofrimento, estará demonstrando Amor. E o Amor é a Energia mais poderosa e sublime do Universo. Se você aprender a lição do Amor, logo poderá ensinar Amor para todas as outras células da Humanidade, e tenho a mais concreta certeza de que, em muito pouco tempo, toda a Humanidade será um imenso organismo amoroso que distribuirá Amor por todo o planeta e daí, por extensão, emitirá vibrações de Amor para todo o Universo. Eu amo a todos como amo a mim mesmo. No instante em que você compreender isso, passará a amar a si mesmo e a todos os demais seres humanos da mesma maneira e terá aprendido a Regra de Ouro do Universo: – Tudo é Amor! A vida é Amor! Nós somos centelhas de Amor! E por tanto amar você, jamais poderia permitir que você se ferisse, agredindo a mim. Se você ama uma criança, jamais permitirá que ela se machuque ou se fira, porque ela ainda não entende que se agir de determinada maneira perigosa irá ferir-se e irá sofrer. Você a amparará, não é mesmo? Você deverá aprender, em primeiro lugar, a Lição do Amor, a viver o Amor em toda sua plenitude, pois o Amor é tudo e, se você está vivo, deve sua vida a um Ato de Amor. Pense nisso, medite muito sobre isso. Dê Amor gratuitamente. Ensine Amor com muito Amor e logo verá como tudo a seu redor vai ficar mais sublime, mais diáfano, pois você estará flutuando sob os influxos da Energia mais poderosa do Universo, que é o Amor. E sua vida será sublime…
Instantaneamente, tudo se desfez e se viram em outro ambiente, ainda mais lindo e repousante do que este último em que estiveram. Então o Mestre falou:
- Este é um dos níveis mais elevados a que pode chegar o Ser Humano em sua senda evolutiva, ainda na Matéria, no Planeta Terra. Um homem que conseguiu entender o que é o Amor, já é um Homem Sublime, Inefável e quase Inatingível pelas infelicidades humanas, pois já descobriu o Começo da Verdade, mas ainda não a conhece em toda sua Plenitude, o que só acontecerá quando atingir o nível 7. Logo você descobrirá isso. Dê um tapa nesse homem que aí vem chegando.
E o buscador pediu ao homem que parasse. Quando seus olhares se cruzaram, uma espécie de choque elétrico percorreu-lhe todo o corpo e uma sensação mesclada de amor, compaixão, amizade desinteressada, compreensão, de profundo conhecimento de tudo que se relaciona à vida e um enorme sentimento de extrema segurança encheram-lhe todo o seu ser.
- Bata nele! – ordenou o Mestre.
- Não posso, Mestre, não posso…
- Bata nele! Faça um grande esforço, mas terá que bater nele! Nosso aprendizado só estará completo se você bater nele! Faça um grande esforço e bata! Vamos! Agora!
- Não, Mestre. Sua simples presença já é suficiente para que eu consiga compreender a futilidade de lhe dar um tapa. Prefiro dar um tapa em mim mesmo. Nele, porém, jamais!
- Bate-me – disse o Homem com muita firmeza e suavidade – pois só assim aprenderás tua lição e saberás finalmente, porque ainda existem guerras na Humanidade.
- Não posso… Não posso… Não tem o menor sentido fazer isso…
- Então – tornou o Homem – já aprendeste tua lição. Quem, dentre todos em quem bateste, a ensinou para ti? Reflete um pouco e me responde.
- Acho que foram os três primeiros, do nível 1 ao nível 3. Os outros apenas a ilustraram e a complementaram. Agora, compreendo o quão atrasados eles estão e o quanto ainda terão que caminhar na senda evolutiva para entender esse fato. Sinto por eles uma compaixão muito profunda. Estão de “muletas” e não sabem disso. E o pior de tudo é que não conseguem perceber que é até muito simples e muito fácil abandoná-las e que, no preciso instante em que a s abandonarem, começarão a progredir. Era essa a lição que eu deveria aprender?
- Sim, filho meu. Essa é apenas uma das muitas facetas do Verdadeiro Aprendizado. Ainda terás muito que aprender, mas já aprendeste a primeira e a maior de todas as lições. Existe a Ignorância! – volveu o Homem com suavidade e convicção – Mas ainda existem outras coisas mais que deves ter aprendido. O que foi?
- Aprendi, também, que é meu dever ensiná-los para que entendam que a vida está muito além daquilo que eles julgam ser muito importante – as suas “muletas” – e também sua busca inútil e desenfreada por sexo, status social, riquezas e poder. Nos outros níveis, comecei a entender que para se ensinar alguma coisa para alguém é preciso que tenhamos aprendido aquilo que vamos ensinar. Mas isso é um processo demorado demais, pois todo mundo quer tudo às pressas, imediatamente…
- A Humanidade ainda é uma criança , mal acabou de nascer, mal acabou de aprender que pode caminhar por conta própria, sem engatinhar, sem precisar usar “muletas”. O grande erro é que nós queremos fazer tudo às pressas e medir tudo pela duração de nossas vidas individuais. O importante é que compreendamos que o tempo deve ser contado em termos cósmicos, universais. Se assim o fizermos, começaremos, então, a entender que o Universo é um organismo imenso, ainda relativamente novo e que também está fazendo seu aprendizado por intermédio de nós – seres vivos conscientes e inteligentes que habitamos planetas disseminados por todo o Espaço Cósmico. Nossa vida individual só terá importância, mesmo, se conseguirmos entender e vivenciar, este conhecimento, esta grande Verdade: – Somos todos uma imensa equipe energética atuando nos mais diversos níveis energéticos daquilo que é conhecido como Vida e Universo, que, no final das contas, é tudo a mesma coisa.
- Mas sendo assim, para eu aprender tudo de que necessito para poder ensinar aos meus irmãos, precisarei de muito mais que uma vida. Ser-me-ão concedidas mais outras vidas, além desta que agora estou vivendo?
- Mas ainda não conseguiste vislumbrar que só existe uma única Vida e tu já a estás vivendo há milhões e milhões de anos e ainda a viverás por mais outros tantos milhões, nos mais diversos níveis? Tu já foste energia pura, átomo, molécula, vírus, bactéria, enfim, todos os seres que já apareceram na escala biológica. E tu ainda és tudo isso. Compreende, filho meu, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.
- Mas mesmo assim, então, não terei tempo, neste momento atual de minha manifestação no Universo, de aprender tudo o que é necessário ensinar aos meus irmãos que ainda se encontram nos níveis 1, 2 e 3.
- E quem o terá jamais, algum dia? Mas isso não tem a menor importância, pois tu já estás a ensinar o que aprendeste, nesta breve jornada mental. Já aprendeste que existem 7 níveis evolutivos possíveis aos seres humanos, aqui, agora, neste Planeta Terra. O Autor deste conto conseguiu transmiti-lo, há alguns milênios, através da Tradição Oral, durante muitas e muitas gerações. O Autor deste trabalho, ao ler esse conto, há muitos anos atrás, também aprendeu a mesma lição e agora a está transmitindo para todos aqueles que vierem a lê-lo e, no final, alguns desses leitores, um dia, ensinarão essa mesma lição a outros irmãos humanos. Compreendes, agora, que não será necessário mais do que uma única vida como um ser humano, neste Planeta Terra, para que aprendas tudo e que possas transmitir esse conhecimento a todos os seres humanos, nos próximos milênios vindouros? É só uma questão de tempo, não concordas, filho meu?
Agora, se quem deste aprendizado tomar conhecimento e, assim mesmo, não desejar progredir, não quiser deixar de lado as “muletas”  que está usando ou não quiser aceitar essa verdade tão cristalina, o problema e a responsabilidade já não serão mais teus. Tu e todos os demais que estão transmitindo esse conhecimento já cumpriram as suas partes. Que os outros, os que dele estão tomando conhecimento, cumpram as suas. Para isso são livres e possuem o discernimento e o livre-arbítrio suficientes para fazer suas escolhas e nada tens com isso. Entendeste, filho meu?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Eneagrama

Considerado um sistema de psicologia espiritual, o Eneagrama é um conhecimento ancestral trazido para o Ocidente por Gurdjieff. Atualmente, é utilizado como mecanismo para se alcançar uma sabedoria superior, uma conscientização divina sobre si próprio e o mundo.

O mestre sufi Idries Shah, recentemente falecido, contava uma parábola para introduzir o tema do eneagrama. É a história de um latoeiro que tinha sido injustamente metido na prisão e que escapou de maneira aparentemente milagrosa. Muitos anos depois, quando lhe perguntaram o que ele havia feito, contou que sua esposa, uma tecelã, havia tecido o desenho da fechadura de sua cela no tapete sobre o qual, cinco vezes por dia, ele prostrava-se para rezar. Quando percebeu que no tapete estava o desenho da fechadura, fez um acordo com os carcereiros: se lhe arranjassem ferramentas, ele construiria pequenos artefatos que eles poderiam depois vender e amealhar bons lucros. Entretanto, o latoeiro usou as mesmas ferramentas para fazer uma chave e, um belo dia, escapou. A moral da história: a compreensão do desenho da fechadura que nos mantém presos pode ajudar-nos a elaborar a chave que irá destravá-la.
Como todas as histórias que os sufis usavam para ensinar, esta é uma metáfora. Refere-se à condição em que vive a maior parte da humanidade: presa no labirinto de suas próprias estruturas egóicas. Nós, em nossa maioria, vivemos a vida dentro dos estreitíssimos limites das concepções que temos de nós mesmos e do nosso mundo; e, segundo os que conseguiram sair dessa prisão, essa não é senão uma mínima parte da realidade a que podemos ter acesso. Em nossa vida há certos esquemas de pensamento, certos sentimentos e, mais explicitamente, certas situações que se repetem vezes sem conta, dando um sentido de identidade à experiência que temos do nosso interior. Por trás desses padrões repetitivos encontram-se convicções acerca de quem nós somos e como é o mundo em que habitamos. Essas crenças formaram-se no decorrer dos primeiros anos de vida, à medida que fomos nos definindo em relação ao ambiente e aos seres que nos rodeavam, determinadas em parte por nossa predisposição inata. Vieram por fim a moldar nossos esquemas de pensamento e reações emocionais, tornando sempre igual à sensação que temos de nós mesmos no interior. Portanto, o mundo interno/externo em que vive a maioria das pessoas é em grande medida um produto do passado — por mais difícil que seja aceitar essa idéia. Os adornos exteriores podem até ser mais sofisticados e modernos do que os da primeira infância, mas o âmago da imagem que temos de nós mesmos tem aquela mesma silhueta que tinha aos nossos dois ou três anos de idade. Os personagens que encontramos na vida vão mudando, mas o modo pelo qual nos relacionamos e interagimos com eles, os sentimentos que temos a seu respeito e mesmo o nosso modo de vê-los, permanecem mais ou menos constantes e têm sempre aquele mesmo gostinho do já conhecido. Embora os muros e grades que nos rodeiam não sejam visíveis como eram para o latoeiro da parábola de Shah, nós estamos mesmo na prisão de uma realidade holográfica através da qual filtramos o mundo que nos envolve e até a experiência que temos de nós mesmos.


"O trabalho psicológico é inseparável do progresso espiritual verdadeiro, que realmente transforma a alma. Cumprir a obra espiritual sem trabalhar a personalidade é um processo no qual, tipicamente, certas questões profundas ficam sem resolução e a espiritualidade não chega a ser plenamente integrada, situação essa que limitou e até mesmo arruinou muitos mestres e tradições espirituais." - Sandra Maitri


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A VOLTA DOS XAMÃS

O xamanismo figura na origem das práticas de tratamento da alma, da mente e do corpo, tendo deixado influências em todos os continentes. A notável criatividade de suas técnicas vem ressurgindo no enfoque holístico de muitas terapias, além de promover a aliança do homem moderno com as forças naturais.

O xamã é um especialista do mundo invisível com um talento muito particular, que lhe permite entrar e sair dele com liberdade e conhecimento para curar, fazer adivinhações, ver o passado, o presente ou futuro, conciliar o homem com o sobrenatural e as forças mágicas. Ele é o manipulador do "Sagrado" e mestre do êxtase, do transe extático, um dos aliado dos espíritos da natureza, dos ancestrais, que trava contato com as potências celestes como com as infernais, de acordo com a necessidade do grupo a que serve.

Classificá-lo apenas como feiticeiro, pajé, curandeiro ou mago é limitar a ação desse agente da força mana universal e impessoal, responsável pelo sistema mais antigo de tratamento da mente e do corpo.

Acredita-se que o xamanismo tenha pelo menos 30.000 anos de história, tendo surgido no período Paleolítico.

Seu desenvolvimento transcorreu de modo paralelo à consciência religiosa, fortalecendo-se por meio dela.

Todos os continentes receberam influências da tradição xamânica, especialmente as regiões do norte e do centro-asiático, as regiões árticas e as norte-européias.

Países como a Índia, Tibete, China, Japão, Austrália, África, toda a América do Norte, a Central e a Sul tem vestígios de suas práticas.

No Brasil, onde existem várias nações indígenas, a imagem do xamã equivale-se à do pajé, à do curandeiro e à do conselheiro espiritual da tribo.

Na língua dos povos Tungus, da Sibéria, vamos encontrar o termo saman e, em sânscrito sramana, que muito provavelmente registram a origem da expressão xamã, traduzida como "homem inspirado pelos espíritos". Não que o xamanismo fosse um fenômeno exclusivamente masculino, pois tudo indica que através do tempo a participação das mulheres diminuiu muito, pela impassibilidade de conciliar as exigências da vida familiar com as funções designadas a esse mestre do mundo invisível

Os xamãs foram os primeiros professores, profetas, contadores de histórias, artistas místicos e investigadores da natureza. Tinham desenvolvidas no mais alto grau as suas capacidades mentais e aplicavam o conhecimento intuitivo animal, que reside em nosso sistema límbico - área primitiva co cérebro conectada com a memória animal, que diz respeito à mente prólógica. Daí o xamã trabalhar com seus animais de poder, que são seres espirituais que lhe protegem e servem, manifestações da sua outra identidade, e que podem ser descobertos por todas as pessoas em seu mundo interno.

Na jornada às outras dimensões os xamãs tem os seus animais como seus cúmplices e as plantas de poder como seus agentes secretos; a percepção aguda dos seus animais auxiliares permite-lhe rastrear a enfermidade do paciente, e o vínculo com os seres vegetais lhe empresta o poder da cura. Para eles só existem os limites da imaginação.

A natureza é a sua grande aliada, e nela todos os seres são vivos e podem agir com finalidade certa. Afinal, almas e espíritos animam todas as coisas do universo por obra do sagrado.

O neófito é o possuidor de uma vocação xamânica, normalmente aflorada em meio a alguma espécie de crise, de prova, que simboliza o seu chamado. A tradição é repleta de histórias que narram o processo de iniciação ritual na arte do xamanismo, sendo muito conhecida a de Carlos Castañeda com seu mestre Dom Juan. O indivíduo com o destino de ser um xamã deve voltar sua sensibilidade para o misticismo, e para isso a realidade se encarrega de defrontá-lo com o sentido profundo da vida. Muitas vezes isso acontece com o surgimento de uma doença, que o futuro xamã conseguirá superar, vivendo o arquétipo junguiano do "curador ferido" - sua morte simbólica para o renascimento em outra consciência.

A entrada no transe que conduz à viagem xamânica exige uma alteração do estado de consciência. Nesse processo, o som, a dança, o canto e os objetos de poder vão criar os estímulos para isso.

Com a consciência alterada, o xamã recebe impressões inacessíveis aos sentidos comuns, penetra na dimensão astral, em outros mundos. Esses mundos não são artificiais, mas tão reais quanto o mundo comum; artificiais podem ser os meios para se chegar até eles.

A ciência tem estudado a natureza do transe xamânico, constatando a superioridade de certos estados de consciência alterada sobre o estado de consciência comum em que vivemos a maior parte do tempo.

A abordagem holística que caracteriza a cultura aquariana emergente tem conciliado com grande felicidade o terapêutico e o espiritual, o tradicional e o contemporâneo. Muitas técnicas multimilenares do xamanismo estão retornando ao presente, expressando-se na psicologia e em diversas modalidades de terapias alternativas, com a criatividade típica desse conhecimento arcaico. E a criatividade é uma condição essencial para o resgate do nosso ser original, para enfrentarmos - como bons xamãs modernos - a morte ritual do pequeno ego que nos fará renascer inteiros.



Xamanismo: Cada atitude tua posto em prática, é uma ação que resulta em reações
que jamais se extingue. O que você faz ecoa na eternidade.
Xamã Gideon dos Lakotas
-----------------------------------------------------------------------------


51 SINTOMAS DO DESPERTAR ESPIRITUAL

1. Mudança no padrão de sono

Perturbações durante o sono, pés quentes, acordar duas ou três vezes durante a noite. Sentir-se cansado e com sono depois de acordar. Adormecer e acordar durante o dia. O Padrão de 3 Sonos, que acontece freqüentemente a muitas pessoas caracteriza-se por: dormir cerca de 2-3 horas, acordar, voltar a adormecer mais 2-3 horas, acordar de novo, voltar a adormecer mais 2-3 horas. Outras pessoas viram alterar-se as suas necessidades de sono, passando a dormir menos. Ultimamente, algumas pessoas sentem enormes ondas energéticas percorrendo o seu corpo a partir do coronário (centro energético no alto da cabeça). Estas ondas podem afetar o sono.
Conselho: Habitue-se. Pacifique-se com essa energia e não se preocupe se não dormir o suficiente (preocupação que, por vezes, pode causar mais insônia). Será capaz de suportar bem o dia se pensar que tem a quantidade certa do que necessita. Também pode pedir ao seu Eu Superior que, de vez em quando, lhe dê um intervalo para poder ter um sono reparador. Se, durante a noite, não conseguir adormecer, aproveite esse tempo para meditar, ler poesia, escrever o seu diário ou olhar para a Lua. O seu corpo ajustar-se-á ao novo padrão.



2. Atividade do chakra coronário (alto da cabeça)

Sensações de tilintar, comichão, formigamento e arrepios no couro cabeludo e/ou na coluna. Sensação de vibração energética no topo da cabeça, como se a energia jorrasse em chuveiro. Poderá sentir pressão na coroa, como se alguém estivesse a pressionar um dedo contra o centro da cabeça. Como referido no ponto 1, vivemos enormes carregamentos de energia através do chakra coronário. Podemos sentir uma pressão mais generalizada, como se a cabeça estivesse dentro dum aparelho muito suave.
Conselho: Não se assuste. Trata-se da abertura do chakra da coroa. Tais sensações dizem-lhe que você está aberto a receber a energia divina.

3. Repentinas ondas de emoção

Choro convulsivo. Inesperadamente, sente-se zangado, deprimido, triste ou muito infeliz à mínima provocação. Emoções à solta. Muitas vezes a pressão ou as emoções congestionadas são sentidas no chakra do coração (no centro do peito), o que não deve ser confundido com o coração, localizado à esquerda do chakra do coração.
Conselho: Aceite os seus sentimentos como surgem, abençoe-os e deixe-os partir. Sinta a conteúdo emocional da energia no chakra do coração. Expanda-a para todos os seus campos e respire profundamente, desde o umbigo até a parte superior do peito. Sinta a emoção e deixe-a evaporar-se. Não dirija as emoções para ninguém. Você está limpando o passado. Se necessitar de ajuda, diga em voz alta que pretende largar todo esse velho material e peça ajuda ao seu Eu Superior. Também pode pedir aos Anjos da Graça (energia branco cristal) que o ajudem a soltar estas emoções, fácil e suavemente. Agradeça por o seu corpo estar soltando estas emoções, não as retendo dentro de si, o que poderia provocar danos. Uma das nossas fontes sugere que a depressão está ligada às relações de «deixar ficar como está», de relações pessoais, profissionais, etc. que já não servem nem a nós, nem às nossas freqüências.

4. Clarificação de carma

Velhos conteúdos parecem estar ressurgindo, como descrito acima, ressurgindo em sua vida as pessoas envolvidas nesses episódios. Casos de encerramento de processo. Ou talvez você precise trabalhar o seu amor-próprio, abundância, criatividade, apegos, etc. Começarão a aparecer os recursos ou as pessoas de que necessita para auxiliar neste trabalho.
Conselho: O mesmo do que para Ponto 3. E ainda: não se envolva demasiado na análise destas situações, pois isso fará com que volte para eles, novamente, cada vez a níveis mais profundos. Peça ajuda de um terapeuta, se necessitar, e avance. Não tente evitar nem «passar ao lado» destas «memórias». Abrace o que aparecer e agradeça por isso contribuir para o seu desenvolvimento. Agradeça ao seu Eu Superior por lhe dar a oportunidade de se livrar destes «resíduos». Lembre-se, você não quer que eles continuem no seu ADN.

5. Alteração no peso corporal

O excesso de peso adquirido pela população é, em geral, extraordinário. Outros setores da população podem, pelo contrário, estar perdendo peso. Geralmente, ganhamos peso porque muitos medos reprimidos estão voltando para serem tratados. Reagimos construindo defesas, tentando ancorar-nos ou obter massa corporal, de forma a não permitir que a freqüência no corpo aumente.


Conselho: Não seja teimoso. Aceite isto como um sintoma do que está se passando com você. Perderá ou ganhará peso, quando todos os seus medos forem integrados. Solte a sua ansiedade. Depois, talvez constate que será mais fácil perder ou ganhar peso.
Exercício: Antes de começar a comer, experimente o seguinte: sente-se à mesa, posta com um aparelho de louça bonito. Acenda uma vela. Aprecie a aparência da comida. Coloque a sua mão dominante no coração e abençoe o alimento. Diga ao seu corpo para usar o alimento para se alimentar corretamente, em vez de usar a comida para alimentar as suas zangas emocionais. Depois, passe a mão, da esquerda para a direita, por cima do alimento, abençoando-o. Poderá notar que a comida parece quente à sua mão, mesmo que seja um prato frio. Repare que quando abençoamos a comida, não comemos tanta quantidade. Outra coisa que poderá fazer enquanto come é não ver TV ou ler. Aprecie saudavelmente a bênção que está à sua frente.


6. Mudanças nos hábitos alimentares.
Desejos estranhos e escolhas esquisitas. Há quem sinta mais fome ou menos fome do que anteriormente.
Conselho: Não negue o que o corpo lhe pede. Se não tiver a certeza, tente provar antes de escolher, para ver se é isso o que o corpo quer. Tente também abençoar os alimentos, como descrito no ponto 5.


7. Intolerância e alergias a certo tipo de alimentos, que nunca teve antes.

Conforme vai crescendo espiritualmente, você se torna mais sensível a tudo o que o rodeia. O seu corpo dir-lhe-á o que já não tolera, como se também ele estivesse rejeitando o que já não lhe serve. Pode estar se limpando de toxinas. Certas pessoas descobrem um resíduo branco na boca, parecido com a baba de corredores no fim de uma corrida.
Conselho: Isso pode ser retirado esfregando 2 colheres de azeite na boca, durante 10 a 15 minutos (não engula); depois cuspa para o vaso sanitário - não para o lavatório. Escove os dentes e, depois, limpe a escova.


8. Amplificação dos sentidos. Aumento de sensibilidade.

a) Perturbação na visão, objetos tremeluzentes, observação de partículas brilhantes, visão de auras em pessoas, plantas animais e objetos. Alguns relatam ver como transparentes os objetos normalmente opacos. Quando fecha os olhos já não vê escuridão, mas vermelhidão. Talvez veja formas geométricas, cores brilhantes e quadros quando tem os olhos fechados. As cores aparecem mais vivas. O céu pode parecer tingido ou a relva ter um verde espantoso. Conforme vai se tornando mais sensível, poderá ver formas ou riscos no ar, especialmente quando o quarto estiver mais escuro. Poderá ver formas brancas na sua visão periférica, quer com olhos abertos, quer com eles fechados.
Conselho: A sua visão está mudando de várias maneiras; está conhecendo novas formas de ver. Seja paciente. Aconteça o que acontecer, não se assuste. Visões nebulosas podem ser aliviadas desviando o olhar.
b) Aumento ou diminuição na capacidade auditiva. Audição de ruídos na cabeça, como «bips», sons, música ou sons eletrônicos. Há quem ouça água correndo, zunidos, barulhos ou toques. Há quem tenha o que se chama dislexia auditiva, ou seja, nem sempre consegue perceber o que os outros estão dizendo, como se não conseguisse entender a sua própria língua. Algumas pessoas ouvem vozes estranhas em sonhos, como se alguém lhes estivesse gritando ao ouvido. Nestes casos pode pedir à «isso» para ir-se embora, ou pedir ao plano angélico para tomar conta da situação. Mais uma vez, não há nada a temer .
Conselho: Renda-se. Deixe ir. Ouça. Os seus ouvidos estão se ajustando a novas freqüências.
c) Intensificação do sentido do olfato, tato (toque) e/ou sabor. Há quem se aperceba de que passou a conseguir detectar o cheiro e o sabor dos aditivos químicos em alguns alimentos, de uma forma bastante desagradável.
Por outro lado, alguns alimentos passam a ter um sabor maravilhoso. Para algumas pessoas, esta intensificação dos sentidos é tanto maravilhosa como divertida. Pode ser possível cheirar a fragrância de flores aqui e ali. Muitos místicos fazem-no. Aproveite.


9. Erupções da pele: borbulhas, inchaços, acne, urticária e herpes.

A ira produz perturbações à volta da boca e queixo. Certa pessoa teve uma dermatite nas extremidades durante vários meses, enquanto curava um episódio do seu passado. Quando saneou a maior parte desse material, o problema foi resolvido.
Conselho: Poderá estar deixando sair toxinas e trazendo emoções à superfície. Quando existe material que deve ser liberado e você tenta reprimi-lo, a sua pele expressará a situação por si, até que se decida a trabalhar as emoções.


10. Alternância entre vigor e cansaço

Episódios de energia intensa que o fazem querer saltar da cama e agir, seguidos por períodos de letargia e cansaço. O cansaço, normalmente, segue-se a grandes mudanças. Aceite, pois este é um tempo de integração.
Conselho: Flua com a natureza da energia. Não a combata. Seja gentil consigo. Durma a sesta, se estiver cansado. No caso de sentir muita energia e não conseguir dormir, escreva pensamentos ou um romance. Tire vantagem do tipo de energia.


11. Alterações na oração ou na meditação

Talvez não sinta as sensações habituais. Não tem a mesma experiência no contato com o Espírito. Dificuldade em concentrar-se.
Conselho: Talvez tenha passado a estar em comunhão com o Espírito mais freqüentemente e durante mais tempo. A sensação pode ser diferente, mas acabará por se adaptar a ela. Na verdade, você passou a pensar e agir em conformidade com o Espírito. Poderá notar que os seus períodos de meditação são agora mais curtos.


12. Ondas de energia.

De repente, sente-se percorrido por energia da cabeça aos pés. É uma sensação momentânea e pouco confortável. Por outro lado, algumas pessoas sentem um frio inexplicável. Se você for um trabalhador de energia, deve ter reparado que o calor que corre nas suas mãos aumentou consideravelmente. Isto é bom.
Conselho: Se sentir desconforto, peça ao seu Eu Superior para aumentar ou diminuir a temperatura.


13. Sintomas variados

Dores de cabeça, dores de costas, dores de pescoço, sintomas de constipação (chamada «constipação de vibração»), problemas digestivos, danos musculares, aceleração dos batimentos cardíacos, dores no peito, alterações no desejo sexual, dores nos membros, vocalizações ou movimentos de corpo involuntários. Há quem tenha que se defrontar e solucionar certos episódios da infância. Relaxe. São sintomas temporários.


14. Rejuvenescimento

Tornar-se-á cada vez mais leve à medida que for limpando o material emocional, libertando crenças limitadoras assim como bagagem pesada do passado. A sua freqüência aumentou. Ama-se mais, assim como ama mais a vida. Comece a mostrar a perfeição que você realmente é.


15. Sonhos vivos

Por vezes, os sonhos são tão reais que acorda confuso. Também pode ter sonhos lúcidos, nos quais está no controle: você sabe que não está «sonhando»; o que está acontecendo é de alguma forma real. Muitos sonhos poderão ser místicos ou trazer mensagens. Lembrar-se-á daquilo que for importante para si. Não force nada. Acima de tudo, não tenha medo.


16. Acontecimentos que alteram completamente a sua vida

Morte, divórcio, mudança no trabalho ou de emprego, perda de casa, doença, e/ou outras catástrofes - por vezes, várias de uma só vez. Trata-se de forças que o obrigam a desacelerar, simplificar, mudar, reexaminar o que você é, assim como o que a sua vida lhe diz. Forças que não pode ignorar, que o obrigam a desapegar-se, que o acordam para o amor e compaixão por tudo.


17. Libertação

Desejo de cortar com todos os padrões restritivos: empregos, estilos de vida consumistas e pessoas ou situações tóxicas. Necessidade de «se encontrar» e de encontrar o propósito da sua vida - Agora! Quer ser criativo e livre para ser aquilo que é, na verdade. Apetência para as artes e a natureza. Desejo de cortar com coisas e pessoas que já não lhe dizem nada.
Conselho: FAÇA-O!


18. Confusão mental e emocional

Sentimento de que precisa de arrumar a sua vida, pois está uma confusão. Mas, ao mesmo tempo, sente-se caótico e incapaz de o fazer, de se concentrar. Veja o Ponto 45.
Conselho: Concentre-se no seu coração e ouça o seu próprio discernimento.


19. Introspecção, solidão e perda de interesse por atividades no exterior

Este estado apareceu de surpresa a muitos extrovertidos que, antes, se viam envolvidos em diversas atividades. Agora dizem: «Não sei porquê, mas já não gosto tanto de sair como antes».


20. Manifestações de criatividade

Recepção freqüente de imagens, idéias, música e outras inspirações criativas.
Conselho: Pelo menos registre estas inspirações, porque o Espírito está falando com você sobre como poderá preencher o seu propósito e contribuir para a regeneração do planeta.


21. Percepção de que o tempo está acelerando

Tem essa impressão porque sofreu muitas e freqüentes alterações na sua vida. A quantidade de alterações parece estar aumentando.
Conselho: Repartir o dia em encontros e segmentos temporários, aumenta o sentido de aceleração. Pode abrandar o tempo relaxando no momento presente e prestando atenção ao que tem em mãos, sem antecipar os acontecimentos. Abrande e diga para si mesmo que tem bastante tempo. Peça ajuda ao seu Eu Superior. Mantenha-se atento ao presente. Tente passar de uma atividade a outra. Centre-se no seu guia interior.


22. Premonição

Um sentimento de que algo vai acontecer, que pode criar ansiedade.
Conselho: Não há nada com que se preocupar. As coisas acontecem mesmo, mas a ansiedade só lhe criará mais problemas. Não há nada a temer.


23. Impaciência

Sabe o que fazer, mas, por vezes, isso não ajuda. Quer resolver o que lhe parece estar no seu caminho. Reconhece que as incertezas são desconfortáveis.
Conselho: Aprenda a viver com incertezas sabendo que nada lhe aparecerá à sua frente, se não estiver pronto. A impaciência é, na realidade, uma falta de confiança, especialmente no seu Eu Superior. Quando focar o presente, verá milagres acontecerem.


24. Despertar

Talvez um interesse pelo Espírito surja, pela primeira vez, na vida. Uma chamada profunda para o significado da vida, para o seu propósito. Ligação espiritual e revelação. Um "constante desejo ardente" como lhe chama K.D. Lang. A vida mundana não preenche este vazio.
Conselho: Siga o seu coração, e o caminho ser-lhe-á mostrado.


25. Ser diferente dos outros

Um sentimento estranho de que tudo na sua vida parece novo e alterado, que deixou o seu eu antigo para trás. E deixou! Está muito maior que pode imaginar. E há mais para vir!


26. Ajudas de vários tipos

Aparecem «professores» em todo o lado, no momento certo, para ajudar à sua caminhada espiritual - pessoas, livros, palestras, filmes, acontecimentos, Mãe Natureza, etc. Estes «professores» podem parecer negativos ou positivos, mas, de uma perspectiva transcendente, são sempre perfeitos. Surgirá, precisamente, o que tiver que aprender.
Conselho: Lembre-se de que nunca receberemos mais do que aquilo que estamos preparados para lidar. Cada desafio apresenta-nos uma oportunidade para provarmos a nossa mestria na sua superação.


27. Compreensão súbita

Encontro de uma pista espiritual, que faz sentido para si e que lhe «toca» nos mais profundos níveis. Repentinamente, obtém uma perspectiva que nunca tinha considerado. Tem fome de mais. Lê, partilha os conhecimentos com outros, faz perguntas e vai ao fundo para descobrir quem é e porque está aqui. Corre o risco filosófico de se perguntar «Por que Existo?».


28. Rapidez de aprendizagem

Aprende depressa. Sente que está «captando» muito rapidamente.
Conselho: Lembre-se que as coisas lhe chegarão quando estiver pronto para lidar com elas. Não antes. Lide corajosamente com o que for surgindo e, assim, avançará rapidamente.


29. Presenças invisíveis

Algumas pessoas dizem que, à noite, se sentem rodeadas por seres, ou têm a sensação de serem tocadas ou de que «alguém» lhes fala. Por vezes, acordam. Outras pessoas sentem as órbitas oculares vibrarem. Estas vibrações são causadas pelas mudanças energéticas, depois de feita a limpeza emocional.
Conselho: Este é um assunto sensível, mas talvez se sinta melhor se, antes de adormecer, abençoar a sua cama e o espaço à sua volta. Adormeça, na certeza que está rodeado pelos mais magníficos seres espirituais e que está em segurança, ao cuidado de Deus. Não se culpe por ter medo de vez em quando.


30. Presságios, visões, números e símbolos

Vê coisas a que dá significado espiritual. Repara na sincronicidade dos números. Tudo tem uma mensagem se se der ao trabalho de reparar.


31. Intensificação de integridade

Reconhece que é tempo para viver e falar a sua verdade. Subitamente, parece-lhe importante ser mais autêntico, mais você mesmo. Talvez tenha que dizer «não» a pessoas a quem tentou agradar no passado. Achará intolerável manter-se num casamento, emprego ou lugar, que já não se coaduna com o que você é atualmente. Igualmente, talvez se dê conta de que já não tem nada a esconder ou segredos a manter. A honestidade torna-se importante em todos os seus relacionamentos.
Conselho: ouça o seu coração. Se o seu interior lhe disser para não fazer algo, fale alto e aja. Diga «não». Da mesma forma deverá dizer «sim» àquilo que considera válido. Deve arriscar-se a não agradar aos outros, sem culpas, de forma a atingir a soberania espiritual.


32. Harmonia com épocas e ciclos

Sente-se mais sintonizado com as estações do ano, fases da lua e ciclos naturais. Maior entendimento sobre o seu lugar no mundo. Uma forte ligação à Terra.


33. Desarranjos elétricos e mecânicos

Com você por perto, as luzes se apagam, o computador trava ou o rádio perde a sintonia.
Conselho: Chame os seus anjos ou guias para os arranjar, ou colocarem um campo protetor nas máquinas. Imagine o seu carro rodeado de luz azul. Aprenda a rir...


34. Aumento da sincronicidade

Se ocorrem muitos pequenos milagres... espere por mais!
Conselho: Situações sincronizadas dizem-lhe que está agindo na direção certa ou fazendo as escolhas acertadas. O espírito usa a sincronicidade para se comunicar com você. Começou a viver os milagres diários. Veja ponto 30.


35. Desenvolvimento das habilidades intuitivas e alteração de estados de consciência

Pensar em alguém e imediatamente saber desse alguém. Mais sincronismo. Ter percepções internas sobre padrões ou acontecimentos passados. Ver o futuro, ter experiências fora do corpo e outros fenômenos físicos. Intensificação da sensibilidade e do conhecimento. Entender a sua própria essência e a dos outros.


36. Comunicação com o Espírito

Contato com anjos, guias espirituais e outras entidades divinas. Canalizar informação. Cada vez mais pessoas parecem estar recebendo esta oportunidade. Sentir inspiração e obter informação, que toma a forma de escrita, pintura, idéias, comunicações, dança, etc.


37. Sentimento de Unidade.

Experiência direta de União. Conhecimento transcendente. Compaixão e amor por tudo o que vive. Compaixão desligada ou amor incondicional por tudo, o que nos leva a mais altos níveis de consciência e júbilo.


38. Alegria e benção

Um profundo e permanente sentido de paz e acompanhamento.


39. Integração

Torna-se mais forte e mais leve emocional, psicológica, física e espiritualmente. Sensação de alinhamento com o Eu Superior.


40. Viver o seu propósito

Sabe que está, finalmente, fazendo aquilo que o trouxe à Terra. Novas aptidões e dons estão emergindo, especialmente os de recuperação da saúde. A sua vida/trabalho está, agora, convergindo e começando a fazer sentido. Vai usar, finalmente, todas estas aptidões.
Conselho: ouça o seu coração. A sua paixão leva-o para onde deve estar. Deixe-se ir e pergunte ao seu Eu Interior: «O que queres que eu faça?» Preste atenção às sincronicidades. Ouça.


41. Sentir-se mais perto dos animais e plantas

Para algumas pessoas, os animais parecem ser mais «humanos» no seu comportamento. Os animais selvagens mostram menos medo. As plantas respondem ao amor e à atenção que você lhes dá, agora mais que nunca. Algumas até podem ter mensagens para você.


42. Visualização de seres de outras dimensões

O véu entre dimensões é cada vez mais fino, pelo que este fato não surpreende. Mantenha-se no seu posto. Dado que você tem mais poder do que imagina, não receie nada. Peça ajuda aos seus guias, no caso de sentir que escorrega para o medo.


43. Refinamento da visão

Visão de formas mais verdadeiras das pessoas; visão de pessoas queridas com uma face diferente - vida passada ou vida paralela.


44. Manifestação física de pensamentos e desejos

Tudo isto passa a ocorrer de forma mais rápida e eficiente.
Conselho: Controle os seus pensamentos. Pois todos eles são orações. Tenha cuidado com o que pede.


45. Hemisfério esquerdo confuso

As suas habilidades físicas, o seu saber intuitivo, os seus sentimentos e compaixão, a sua forma de sentir o corpo, a sua visão, a sua expressão, todos emanam do lado direito do cérebro. Para que esta parte do cérebro se desenvolva melhor, o lado esquerdo do cérebro deve «abrandar». Normalmente, a capacidade do hemisfério esquerdo de ordenar, organizar, estruturar, alinhar, analisar, rever, precisar, concentrar, resolver problemas e aprender matemática domina o nosso menos valorizado cérebro direito. Daqui resultam: lapsos de memória, colocação de palavras na seqüência errada, falta de habilidade ou falta de vontade de ler durante muito tempo, falta de concentração, esquecer-se do que ia dizer, impaciência com formas lineares de comunicação (áudio ou escrita), dispersão, perda de interesse em investigar ou em informação complexa; sentimento de ser bombardeado com palavras, conversas e informação. Relutância em escrever. Por vezes sente-se «obtuso» e não tem interesse em analisar, viver discussões intelectuais ou investigar.
Por outro lado, pode se sentir inclinado ao que tem significado: vídeos, revistas com fotografias, trabalhos artísticos, filmes, música, escultura, pintura, estar com pessoas, dançar, jardinagem, andar a pé e outras formas de esforço muscular. Pode procurar informação espiritual ou até ficção científica.
Conselho: Se permitir que o seu coração e o lado direito cerebral o orientem, o cérebro esquerdo será ativado apropriadamente para o ajudar. Um dia, estaremos bem equilibrados, usando ambos os hemisférios com maestria.


46. Vertigens

Isto acontece quando não está estabilizado. Talvez tenha acabado de limpar uma grande carga emocional e o seu corpo esteja se ajustando ao seu estado mais «leve».
Conselho: «Aterre» comendo proteínas. Algumas vezes, os «alimentos que consolam» são os certos. Não rotule nenhum tipo de comida como boa ou má para si. Utilize a sua intuição para saber do que necessita em dado momento. Tire os sapatos e ponha os pés na relva, por uns minutos.


47. Quedas, acidentes, fraturas

O seu corpo não está estabilizado ou talvez a sua vida esteja desequilibrada. Talvez o corpo esteja lhe dizendo para abrandar, examinar certos aspectos da sua vida ou a resolver certos bloqueios. Procure o significado da mensagem.
Conselho: Caminhe na terra ou na relva; ou melhor, deite-se na grama com um cobertor por cima. Sinta a terra por baixo. Passeie na natureza. Abrande e preste atenção. Veja o que está a fazer. Sinta os sentimentos quando estes brotam. Fique no presente. Cerque-se de luz azul quando se sentir confuso.


48. Palpitações cardíacas

Um coração apressado geralmente é acompanhado por uma abertura. Só dura alguns momentos e quer dizer que o coração está se equilibrando depois de uma libertação emocional.
Conselho: Consulte o seu médico ou terapeuta sempre que for preciso ou não se sinta bem.


49. Crescimento rápido de cabelo e unhas

Significa que está sendo utilizada mais proteína no corpo.


50. Desejo de encontrar o(a) seu(sua) parceiro(a) certo(a)
Mais que nunca, a idéia de que podemos ter uma relação ideal parece mais desejada.
Conselho: A verdade é que devemos ser o tipo de pessoa que queremos atrair. Temos que gostar de nós e do lugar onde nos encontramos agora, antes de podermos atrair um parceiro mais «perfeito». O trabalho começa em casa: retenha o desejo por aquela pessoa no seu coração, mas sem apego. Espere que algum dia irá encontrar alguém que se ajuste mais a si, mas não mantenha expectativas de quem será e de como se passará. Centre-se, antes do mais, em limpar a sua vida e ser a pessoa que quer ser. Seja feliz agora. Goze a vida. Depois verá...


51. Memórias

Memórias de superfície, memórias de corpos, memórias suprimidas, imagens de vidas passadas e/ou vidas paralelas. Porque estamos a harmonizar e a integrar todos os nossos «eus», espere por alguma destas experiências.
Conselho: O melhor é prestar atenção só ao que lhe vem à mente. Deixe o resto, não analise tudo ao pormenor (senão ficará atolado de material antigo) e sinta os sentimentos conforme eles forem aparecendo. Peça ajuda aos seus guias.


Você está despertando? Parabéns!!!!!

____________________________________________________________________________________




VOCÊ É O CRISTO EM SEU RETORNO – MOMENTO PARA BRILHAR!

SHEKINAH RAIO ROSA/AZUL – 9 DE MARÇO DE 2010

Amados Portadores da Luz e do Raio Azul, vocês são as almas mais dedicadas de elevada freqüência e de linhagem sagrada, embora sintam que não tenham feito o suficiente.

Vocês moldaram um novo caminho, com apenas a direção da sua alma; muitos obstáculos e desafios foram colocados diante de vocês e vocês seguiram a sua verdade interior. Vocês deram um passo abaixo em sua freqüência de luz para atravessarem o véu, que agiria como uma barreira para Deus, a fim de estarem na forma humana, entretanto, vocês encontraram um meio de sustentar a sua sagrada comunhão com o Criador. Às vezes, vocês se sentiram alienados em um mundo estranho, entretanto, vocês ainda transmutaram o dano genético da linhagem de sua família e não adormeceram na ilusão. Vocês não estariam lendo estas palavras se o tivessem.

Vocês permaneceram fortes na luz do conhecimento interno, sozinhos, pois não havia igrejas ou organizações que apoiassem quem vocês verdadeiramente eram. Vocês têm realizado mais do que a maioria que passou as suas vidas inteiras trabalhando em uma carreira de prestígio em sua sociedade criada. Não lhes foi dada uma medalha, um troféu ou um certificado pelo seu trabalho dinâmico e pelos seus esforços, e muitos os consideravam diferentes – em seu próprio mundo. Entretanto, este outro mundo os manteve conectados as suas verdadeiras raízes espirituais.

Amados Portadores da Luz e do Raio Azul, vocês podem sair agora, é o seu momento para brilhar!



SUA MISSÃO

Expandam a Consciência Divina, para evoluir a humanidade, para que eles possam se reunir aos seus irmãos e irmãs planetários, nos Conselhos Galácticos e Universais da Luz. Vocês, do Raio Azul, junto com os outros raios Índigo, Violeta, Rubi, Cristal, Arco-Íris e mais, vieram de planetas ascensionados, sistemas e reinos da luz, mantendo as coordenadas específicas do elemento perfeito da Natureza e da Criação. Cada um de vocês representa a totalidade do espectro de luz. Todos e cada um de vocês trazem a expressão única necessária para apoiar a totalidade da luz e da evolução neste planeta e neste universo.



O QUE HÁ EM SEGUIDA: MUDANÇAS, TÉRMINOS, INÍCIOS E OPORTUNIDADES

Tudo será tocado pela Luz. Enquanto vocês recebem este próximo alinhamento de Luz, liberem tudo que vocês mantinham, que não seja verdadeiramente seu, todas as falsas imagens de Deus. Isto não está ocorrendo apenas para vocês, Portadores da Luz, mas para toda a vida. Sintam intensamente, meus amados, que eu estou falando com um Mestre que conhece o momento que chegou. Sim, é o momento de serem quem vocês verdadeiramente são. Vivam-no, sintam-no e façam com que outros percebam isto. A espera e a ocultação acabaram. Sim, vocês serão cuidados – o universo os apoiará!!

É onde vocês podem liberar definitivamente os padrões energéticos que ocultaram a sua luz divina. Luz suficiente foi atualizada nos códigos genéticos e vocês não precisam mais transmutar o dano genético. Vocês estão livres e isto será um processo, estimular e permitir a sua verdadeira essência do Ser.

É o momento de liberar, concluir e entrar em seu ilimitado potencial enquanto mais luz penetra na Terra. Seu mundo, seus governos e instituições estarão vivenciando isto também. Muito cairá para que a luz possa resplandecer.

Vocês sabiam que isto aconteceria. Isto pode não ser confortável, inicialmente, porque vocês se acostumaram a um modo que não é verdadeiramente quem vocês são. Se vocês olharem para o seu coração, saberão que não é o seu modo. É apenas algo a que se adaptaram. Vocês estão aqui para ser a Verdade, pelo único fato que vocês existem, sendo a sua verdadeira natureza. Estas transições continuarão com força até 2012, onde um novo alinhamento será definido. A partir deste espaço, o que ocorreu até este ponto, determinará muito no próximo ciclo de luz, aqui em Gaia.

VOCÊS APRENDERAM A DESCONFIAR DE DEUS E DA NATUREZA

Vocês são os mostradores do caminho da Nova Terra. Vocês fazem isto, trazendo a sua natureza multidimensional a sua vida. É o momento de colocar novamente e plenamente a sua confiança em seu Ser, em Deus e na Natureza. Este é o alinhamento divino. A muitos de vocês foi ensinado para que saíssem de si mesmos e do seu corpo para experienciarem a Deus. Isto criou uma desconexão harmônica dos seus corpos, de seu alinhamento feminino sagrado com a Natureza e com a Terra. Isto os impediu de confiarem em sua orientação interior, a dúvida foi criada e o medo se instalou. A humanidade como um todo, se tornou facilmente ludibriada e controlada. Agora tudo isto está mudando, por causa da sua luz e coragem.

O alinhamento divino ou a consciência Divina começa com o sentimento de maior ressonância com o seu ser interno, com o corpo primeiro, então com o Eu Superior, a Natureza e então Deus/a Criação. Isto os manterá equilibrados, seguros e em harmonia, enquanto a grande purificação continua em Gaia.

Esta é a base para receber e conhecer a Deus, mais luz, sabedoria e cura. É quando a verdadeira manifestação é fácil. Nós estaremos lhes dando as antigas tecnologias e ferramentas sagradas que uma vez vocês conheceram através destas transmissões. O princípio de Deus Mãe lhes dará novamente estas ferramentas, pois é a sua essência que está trazendo o equilíbrio à Gaia.

POR QUE EU ESTOU AQUI? A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

Vocês vieram à Gaia, pois para enviar outros messias ou professor, exigiria muito do modo de criar o mesmo resultado quanto a seguir este professor ou ser. E, entretanto, a semente Crística foi plantada aqui em Gaia nos corações da humanidade há muito tempo. Primeiro, com Krishna e então com Cristo, que nos levou ao segundo estágio do plano de Luz. Isto é também referido como a segunda vinda de Cristo, o novo homem da Luz, a “encarnação de Deus”, e a “ativação de sua marca azul original divina.”

KRISHNA E CRISTO DO RAIO AZUL

Cristo era uma parte da missão do Raio Azul, assim como Krishna. Krishna era de Raio Azul e o núcleo essencial. A cor de Krishna é realmente azul e Ele é representado tocando um instrumento musical. Quando vocês vêem Krishna tocando a flauta, ele está realmente tocando, em sintonia com os ritmos da Criação, trazendo harmonia a toda a vida.

Krishna plantou as sementes no código genético de uma raça ascensionada para aumentar a capacidade da consciência Divina. Naqueles tempos é desta forma que foi feito. Foi em completo alinhamento com Deus/a Criação e com os Conselhos Superiores da Luz. É por isto que vocês estão aqui.

Nós desejamos compartilhar com vocês mais do que vocês já sabem, sentiram e para o que estão despertando. “Amados, lembrem-se de quem Eu Sou, Eu Sou vocês. Eu sou parte de vocês, parte da Criação, lhes falando novamente, respondendo as suas próprias questões e pensamentos.”

“Shekinah”, palavra Hebraica na “Linguagem da Luz”, é uma mentora do Raio Azul. Shekinah é o aspecto perdido do Feminino Divino sagrado da Criação que é a incorporação do Divino, do processo da ascensão.


______________________________________________________________________________





ENCONTRO MARCADO

Quando a aflição lhe bateu à porta, o discípulo tomou as notícias do Senhor e leu-lhe a promessa divina:- “Estarei

convosco até ao fim dos séculos...”

Acendeu-se-lhe a esperança no imo dalma.

E, certa manhã, partiu à procura do Mestre, à feição da corça transviada no deserto, quando suspira pela fonte das águas

vivas.

Entrou num templo repleto de luzes faiscantes, onde se venerava a memória; todavia, não obstante sentir que a fé aí

brilhava entre cânticos reverentes e flores devotas, não encontrou o Divino Amigo. Buscou-o nos vastos recintos, onde

se lhe pronunciava o nome com inflexão de supremo respeito; contudo, apesar de surpreender-lhe o ensinamento puro,

no verbo daqueles que sobraçavam dourados livros, não lhe anotou a presença.

Na jornada exaustiva, gastou as horas... Em vão, atravessou portadas e colunas, altares e jardins.

Descia, gélida, a noite, quando escutou os gemidos de uma criança doente, abandonada à sarjeta.

Ajoelhando-se, asilou-a amorosamente na concha dos próprios braços. Ao levantar os olhos, viu Jesus, diante dele, e,

fremente, bradou:

- Mestre! Mestre!...

O Excelso Benfeitor afagou-lhe a cabeça fatigada, como quem lhe expungia toda a chaga de angústia, e falou,

compassivo:

- Realmente, filho meu, estarei com todos e em toda parte, até ao fim dos séculos; no entanto, moro no coração

da caridade, em cuja luz tenho encontro marcado com todos os aprendizes do bem eterno...

Debalde, tentou o discípulo reter o Senhor de encontro ao peito...

Através da neblina, espessa das lágrimas a lhe inundarem o rosto mudo, reparou que a celeste visão se diluía no anilado

fulgor do céu vespertino, mas, na acústica do próprio ser, ressoavam para ele agora as palavras inesquecíveis:
- Toda vez que amparardes a um desses pequeninos, por amor de meu nome, é a mim que o fazeis...


Meimei


____________________________________________________________________________________




COMPREENDENDO E TRANSFORMANDO O MEDO
P'taah através de Jani King

O EGO É APENAS OUTRO NOME PARA O MEDO

P'taah, você poderia falar sobre o medo?
No debate deste dia, nós diríamos que o ego é apenas outro nome para o
medo.
Como se manter tranqüilo de modo que se possa acessar a alma? Como se
acalma o ego para permitir que isto aconteça?
Amando o ego. Amando este pequeno e temeroso ser que vive dentro de vocês
que tem tanto medo de não ser adequado. Tendo compaixão por esta pequena
porção de vocês que se constrói na raiva, na ira, na frustração, no ciúme,
na inveja - tudo porque ele se sente impotente, tudo porque ele não se
sente digno, tudo porque ele teme que o amor se iguale à dor, tudo porque
ele teme que o mundo não seja um lugar seguro.
Você poderia nos dar a todos, um exercício que possamos usar para curar
isto, para curar este pequeno ser?
Realmente, amado. Primeiro, compreendam que esta pequena porção de vocês
tem estado com vocês desde o seu nascimento. E como nós dissemos, esta
pequena porção aprendeu estes quatro medos básicos muito cedo (e
naturalmente ligando-se à consciência coletiva da humanidade para ter tudo
isto confirmado): Vocês não são dignos, vocês são impotentes, o amor se
equipara à dor e o mundo não é um lugar seguro.
Então vocês cresceram, e quando vocês começaram a sua instrução e começaram
a brincar com seus amigos, seu grupo social, vocês aprenderam muito
rapidamente a esconder este medo, sem esperança de ser o que vocês pensam
que todos os outros são: fortes, dignos, amados e aceitos. Então vocês
esconderam tudo que vocês sentiam não ser apropriado.
Vocês cresceram em seu mundo físico e em seu intelecto, mas lá dentro de
vocês está ainda esta pessoa muito minúscula que vocês esconderam. De certa
forma, esta pequena pessoa que vocês esconderam de sua vida, porque este
pequeno você - e vocês podem chamar a isto de "ego", se assim o quiserem,
mas vocês podem também apenas chamá-lo de "medo", que é muito melhor - esta
pequena parte de vocês chamada medo percorre a sua vida a cada vez que
vocês fazem uma escolha ou uma decisão baseada no medo.
Quando vocês fazem uma escolha ou decisão para a sua vida baseada no amor,
na alegria, na paixão pela vida, na fascinação, na diversão, em todas estas
coisas boas do coração - a cada vez que vocês fazem a escolha pelo amor e
alegria - vocês estão fazendo uma escolha de seu eu Deus/Deusa, seu eu
supremo. Quando vocês fazem uma escolha no medo, vocês estão fazendo esta
escolha desta pequena porção amedrontada de vocês.

QUATRO PASSOS PARA TRANSFORMAR O MEDO

Assim, há quatro passos para transformar o medo. O primeiro é possuí-lo. O
primeiro é saber que vocês criam tudo em sua vida. Possuam-no plenamente -
possuam o medo, e possuam as circunstâncias que, de certa maneira,
produziram o medo. Vocês o criam inteiramente, e vocês o criam de quem e
como vocês são. Vocês criam a realidade do pensamento e da emoção,
combinada e entrelaçada - desta poderosa energia eletromagnética do
pensamento e da emoção. Ela é sua, e isto é o que cria a realidade que
vocês experienciam como vida.
Até que vocês possam possuí-lo, até que vocês possam dizer, "Eu crio isto
tudo e o medo é meu", então vocês não poderão mudá-lo. Vocês são vítimas.
Vocês são vítimas do medo, uma vítima da circunstância, uma vítima de tudo
o mais, mas vocês são impotentes para mudar algo neste estado de vítima. No
momento em que vocês puderem se erguer e dizer, "Eu o possuo plenamente. Eu
possuo o medo. Eu possuo todas as criações em minha vida", então realmente
vocês estarão em seu lugar de poder. Vocês estarão lá aceitando a
responsabilidade, e então vocês poderão mudá-lo.
O segundo passo é que vocês podem somente transformá-lo no momento do
Agora. O que é passado é passado; ele se foi, e o seu futuro vocês criarão
a partir do que escolherão agora. Assim o Agora, de certa maneira, é o seu
ponto de escolha.
O terceiro passo, a terceira chave, é que vocês somente podem transformar o
medo enquanto vocês o estiverem sentindo. Agora, isto é importante porque
se vocês não o estão sentindo, então ele é simplesmente um exercício
intelectual. Embora a mente seja muito poderosa, a menos que esta energia
eletromagnética do pensamento esteja entrelaçada com a emoção, então não
haverá poder para ele. Vocês não podem transformá-lo. Vocês devem senti-lo.
Assim, naturalmente, então, é muito importante que vocês estejam no Agora e
prestando atenção aos sentimentos, ao invés de afastá-los ou pretenderem
que eles não existam.
A quarta chave é que vocês somente podem transformá-lo pela absoluta
compreensão dele. E isto é também muito difícil, quando vocês estão
acostumados a afastá-lo, escondê-lo sob o tapete, hum? Assim novamente,
primeiro, vocês somente podem transformar o medo ao assumirem a
responsabilidade pelo medo e pelo que vocês criam do medo. Segundo, vocês
somente podem transformá-lo no momento do Agora. Terceiro, vocês somente
podem transformá-lo enquanto vocês o estiverem sentindo. E quarto, vocês
podem somente transformar o medo pela absoluta compreensão dele.

EXERCÍCIO: COMPREENDER O SEU MEDO

Então, como vocês compreendem o medo? É esta a próxima pergunta, amado?
Sim, eu também tenho mais algumas, mas vamos prosseguir com esta.
( Risos ). Está certo, vamos prosseguir com esta. Vejamos, nós dissemos
tudo isto antes e nós estamos muito satisfeitos por você perguntar isto
hoje, porque não importa com que freqüência ele se apresente, ele está lá
para lembrá-los sobre o seu poder para a mudança e a transformação. Vocês
sabem, nesta vida, a sua realidade física de terceira dimensão, a sua vida
do dia-a-dia - toda ela, de certo modo, é uma metáfora para a realidade
maior além desta realidade, além desta dimensão. Então seja qual aspecto da
vida que houver, há algo que corresponde a ela, fora da realidade física.
Observem a idéia da respiração. Isto é muito importante - a respiração. O
que é a respiração, amado? O que isto significa nesta realidade, a
respiração?
Vida.
Realmente. Não há muita vida se vocês não estiverem respirando. Agora, na
realidade maior, o que vocês pensam que é a vida? O que ela significa - a
vida?
Experiência infinita. Amor.
Qual é o outro nome?
Fonte. Deus/Deusa. Isto é vida. Sem isto não há nada. Então a sua
respiração, de certo modo, se refere a Deus/Deusa, sem o que não há vida. O
que acontece quando vocês sentem o medo?
Constrição.
Realmente, e vocês param de respirar ou vocês respiram muito
superficialmente. Vocês seguram a sua respiração neste momento de grande
medo. Então o primeiro passo para compreender o medo do qual fogem, do qual
ficam aterrorizados, que vocês rejeitam, que vocês pretendem que não esteja
lá...o primeiro passo para mudar isto, é inspirá-lo, este sentimento, este
nó no estômago. Respirem profundamente, respirem mesmo. Inspirem o medo de
forma que vocês realmente digam, "Eu o vejo. Eu o reconheço. Lá está você,
este pequeno ser que vive dentro de mim, que está tão receoso. Lá está
você." (Inspirem e expirem profundamente.) Então vocês se sentem bem, ao
respirar. E vocês sentem que o corpo começa a relaxar uma pouco.
O segundo passo é fechar os seus olhos, e enquanto vocês estão ainda
respirando agradavelmente, enquanto respiram - respirações profundas -
vocês visualizam este pequeno ser interior que está tão temeroso. Agora,
vocês podem se visualizar como uma pequena pessoa, com talvez três ou
quatro anos de idade, talvez mais velha ou talvez até mais jovem. Vocês
vêem este pequeno ser colocado a sua frente, e este pequeno ser está muito
solitário e aterrorizado e também magoado. Enquanto ele está lá diante de
vocês, o que vocês fariam?
Vocês o manteriam.
Realmente. Então, o terceiro passo é que vocês alcançariam este pequeno
ser, este "você bebê", chamado medo, e vocês manteriam este pequeno ser em
seu peito. O quarto passo é que enquanto vocês o estão mantendo, enquanto
vocês estão respirando, vocês diriam, "Amado do meu coração, não se
atemorize. Eu estou com você e o amo absolutamente." Vocês poderiam dizer,
"Eu sinto muito por tê-lo abandonado por todos estes anos passados, mas
saiba, eu não conhecia outro meio. Agora eu conheço e lhe agradeço. Eu lhe
agradeço por certificar-se que eu sobrevivi apesar de todas as
excentricidades neste medo e terror. Eu nunca o abandonarei novamente. Nós
estaremos juntos eternamente, você e eu, neste lugar seguro e maravilhoso,
e enquanto estivermos juntos desta forma, nós seremos um, nós seremos
plenos, nós estaremos no lar. Eu o amo e lhe agradeço. Obrigado. Obrigado."

Respirem e mantenham até que sintam o corpo totalmente relaxado, até que
sintam a transformação de energia mudando do medo para o amor. Algumas
vezes vocês poderão senti-lo movendo-se do estômago para o coração, até
através da coroa. Algumas vezes, será apenas o sentimento de conforto. Mas
o que vocês fizeram é que vocês, do seu eu Deus/Deusa, transformaram a
freqüência do medo para a freqüência do amor, e vocês retornaram ao ponto
central. Deste lugar de poder, vocês estão prontos para fazer a sua próxima
escolha em sua vida.

COMPAIXÃO E PERDÃO

P'taah, como todos nós podemos em nosso estado atual de evolução, encarar o
outro com mais compaixão e mais amor?
Tendo mais compaixão e mais amor por vocês. Vejam, é assim que isto
funciona. Quando vocês aprendem a amar quem vocês são, quando vocês
aprendem a amar o inestimável em vocês, então como vocês podem olhar para
qualquer coisa fora de vocês, a não ser com amor e compaixão?
Você pode nos falar do perdão, o significado verdadeiro do perdão?
Nós diríamos que esta é uma palavra muito redundante. Pelo menos é se vocês
estiverem olhando para fora de vocês mesmos, porque vocês co-criam a
realidade absolutamente. Quando vocês assumem a realidade de co-criar tudo
em sua vida, então o que se deve perdoar? Exceto vocês mesmos, talvez, por
co-criá-lo em primeiro lugar.
Não há vítimas, amado. Então, nós diríamos que o perdão, referindo-se a
algo fora de vocês mesmos, é redundante realmente. Isto faz sentido para
vocês?
Sim, faz. Você diz: "fora de vocês mesmos". Do que se trata perdoar-se? Há
uma necessidade em se fazer isto?
Realmente, isto é o que estamos dizendo. Mas, saibam, o que é para perdoar
quando vocês compreendem, quando vocês olham com compaixão para esta
pequena porção de vocês que cria coisas fora do medo de não ser adequado?
Então vocês têm compaixão e vocês têm amor, e vocês estão em seu momento do
agora, prontos para fazerem uma escolha diferente. É disto que estamos
falando. Vocês se trancam tanto em seu passado, vejam, que ele os impede de
serem tudo o que vocês podem ser no momento do agora para fazerem as
escolhas de criar um tipo diferente de futuro. Isto faz sentido?
Sim, faz.

FICANDO NO FLUXO DA VIDA

P'taah, você poderia nos falar de manifestar as idéias e trazê-las para a
existência? Ligado a isto, estão expectativas de como permitir que o
universo trabalhe para você, manifestando idéias criativas que você tem,
coisas que você gostaria de trazer para o mundo. Você poderia falar da
manifestação e como as expectativas aparecem e impedem isto?
Elas aparecem, vocês sabem. Bem, o truque sobre isto é permitir que as
idéias se apresentem e então prossigam com elas sem ficarem muito presos a
um resultado, mas sim, estando no agora.
O truque é estar no agora, entendem, de modo que vocês tenham idéias e
então o que for sentido como maravilhoso sobre esta idéia, é que vocês
gostariam de fazer agora isto ou aquilo com ela. Mas é estar na alegria de
fazer o "isto" e o "aquilo" com ela no momento do Agora e certamente
dizendo, "Bem, um resultado como este seria maravilhoso, vocês sabem. Esta
idéia é tão boa e tão divertida, e eu estou tão excitado com ela. O
resultado poderia ser um milhão de dólares, e isto seria muito maravilhoso
realmente."
Entretanto, nós dizemos onde está o foco, é simplesmente na idéia e o que
fazer com ela. Se vocês estão mudando o foco, que realmente o que vocês
querem é um milhão de dólares, não a idéia de trabalhar ou de ser funcional
ou produtivo, então vocês estão, de certa maneira, separando um pouco a
idéia do resultado. Vejam, as pessoas que fazem milhões de dólares - seu
foco não é separar. Tudo o que eles querem são os milhões de dólares, e
eles não estão interessados em nada mais realmente. Vocês notaram isto?
Sim.
Mas a sua idéia é estar satisfeito e ter acontecimentos criativos em sua
vida, prosseguir com as idéias e então dizer, "Bem, você sabe, seria muito
divertido se nós pudéssemos emitir um milhão ou dez milhões desta idéia,
mas realmente o foco não é o dinheiro. O foco é, como nós podemos ficar com
esta idéia? Como podemos criar isto na vida?" Vocês compreendem?
Sim.
Trata-se de estar no Agora e seguir a excitação. Vocês entendem? E deve-se
ser claro sobre o que vocês querem.
Eis a parte complicada.
É, porque para muitos de vocês, não estão muito preocupados sobre o seu
futuro. Ao contrário, vocês permitem um pouco que a vida se revele para
vocês sem dizer se ela deve ser desta ou daquela maneira. Alguns de vocês
dizem que ela deve ser deste modo ou ela deveria ser daquele outro, e então
vocês se tornam terrivelmente infelizes quando ela não se revela desta
maneira.
Conseqüências.
Conseqüências. Não há "deveria" ligados a nada - sem "deveria". Há somente
o agora e "Como isto é sentido"? e "Como podemos fluir com este
acontecimento?"
Sim, muito bom. Este é um grande tópico e muito importante: estar no fluxo
da vida.
Estar no fluxo da vida e escolher como vocês estarão neste fluxo - como
vocês estarão. A graça é ficar lá e fazer coisas em sua vida, mas a coisa
importante realmente, não é o que vocês estão fazendo, mas como vocês estão
ficando enquanto o estiverem fazendo.
Então, se vocês estiverem na alegria, se vocês estiverem na excitação, se
vocês estiverem na fascinação, então vocês estão sendo tudo o que vocês
puderem ser neste momento, entendem? Vocês estão trabalhando com o fluxo
universal e vocês não estão bloqueando o fluxo universal ao dizerem: isto
"deveria" ser assim e "deveria" ter este resultado. Vocês estão somente
dizendo, "Neste Agora, é realmente maravilhoso como estamos fluindo com
isto."

QUANDO VOCÊS ESTÃO BLOQUEADOS, ISTO TEM RELAÇÃO COM O MEDO

E ligado a isto, como faz alguém, quando alguém está fazendo uma mudança e
há obstáculos que às vezes são irreconhecíveis, que não podemos ver, mas
que parecem impedir a nossa criatividade ou de agirmos...vem como as vozes
que dizem, "Não, isto não. O resultado será a dor." Em outras palavras,
quando uma pessoa está fazendo uma mudança em sua vida e quer a mudança em
sua vida, esta pessoa foi submetida através de padrões e através de
sistemas de crença e através da sociedade, a ficar presa em um modo de ser.
As pessoas querem mudar, mas tão logo elas fazem uma mudança, há
desconforto porque elas estão mudando, e assim elas voltam a este lugar
confortável de dor, ou a este lugar confortável de ser. Como se pode
transformar isto para prosseguir, e mudar para existir em outro espaço de
ser? Você compreende o que eu estou tentando dizer?
Sim, realmente, e nós dizemos que quando se sentem como se estivessem
bloqueados, saibam que tudo isto se refere ao medo. Vejam, sim, há um nó no
estômago. Sim, há uma expectativa de outras pessoas de que tudo deveria
permanecer o mesmo. E sim, há o medo da mudança, o medo do desconforto,
medo ou dor - "futuro nebuloso", vocês compreendem, porque isto não
aconteceu ainda. Então, qual é a primeira coisa que vocês fazem? Vocês têm
um nó no estômago - o que isto lhes diz? Vocês estão no medo. Parem e
respirem e sejam claros. Perguntem-se, o que é que vocês realmente desejam?
O que é que vocês desejam ser? Lembrem-se o que vocês desejam ser, e
inspirem isto, até que o nó diminua, até que vocês tenham a sua clareza e o
seu poder de volta. Isto faz sentido?
Sim, faz.

AGRADEÇAM

P'taah, o que você gostaria de compartilhar conosco que abordamos aqui hoje
e que seria útil? Naturalmente, tudo o que você nos diz é útil e um
auxílio.
Você sabe, amado, a coisa mais importante, a coisa mais surpreendente, são
vocês, é a humanidade, é o potencial ilimitado para o amor. E vocês
entendem, o amor é a coisa mais extraordinária. O amor é apenas outro nome
para Deus/Deusa, e o amor é a estrutura de seu ser. É a verdade fundamental
de vocês - não importa o que - amor e gratidão pela possibilidade de
experienciar a vida humana como Deus/Deusa. Amor.
Vocês sabem, cada vez que vocês estão na maravilha, na alegria, no riso, no
amor, não importa como isto se manifesta, vocês estão sendo tudo o que
vocês podem ser, e isto é chamado Deus/Deusa. E vocês se sentem separados
disto? O amor é a manifestação de Deus/Deusa. Ele é Deus/Deusa. É a
estrutura do universo. É tudo o que vocês podem possivelmente ser. É a
verdade de vocês.
P'taah, para aqueles que estão na Terra e que estão voltando a entrar em
contato com o amor, a entrar em contato com a paz, com a tranqüilidade, a
serenidade, e que estão se esforçando para encontrar o amor, criar o amor
mais uma vez ou redescobrir o amor dentro deles mesmos, e às vezes parece
que não podem encontrá-lo, parece que não podem criá-lo, parece que não
podem senti-lo...?
Agradeçam. Isto é como vocês voltam a entrar em contato - agradeçam. Olhem
o pôr-do-sol e agradeçam. Olhem o oceano, olhem para a luz no oceano, e
agradeçam. Olhem para as flores perfeitas e agradeçam. Acompanhem o seu dia
e digam, "Obrigado pelos milagres que eu vejo ao meu redor porque eles me
mostram quem eu sou realmente."
"Obrigado, obrigado, obrigado! Não importa o que aconteça no momento
seguinte, não importa o que acontecerá amanhã, não importa o que acontecerá
no próximo ano, obrigado por mostrar-me isto agora. Obrigado por reconhecer
isto agora, este milagre chamado vida, este milagre do meu mundo, este
milagre da Terra Divina, este milagre por estar aqui em meu corpo para
vivenciá-la. Obrigado."

LIBERTE-SE DA PALAVRA "DEVERIA"

Eu posso fazer uma pergunta?
Realmente. Você poderia nos descrever aqui como é a sua existência e o que
vocês experienciam?
Amado, você está solicitando uma impossibilidade.
Por quê?
Porque nós existimos como um grupo de energia que existe em todo lugar e em
todo momento. De certa forma, assim o fazem vocês, mas o seu foco é muito
gracioso e tão bem sintonizado que vocês somente reconhecem um espectro
muito estreito chamado "esta vida", "este mundo", "este universo". Vocês
não compreendem certas idéias e certas coisas que drenam através de suas
outras existências que lhes dão alguma idéia da magnificência de quem vocês
são e as possibilidades, as infinitas possibilidades, de quem vocês são.
Nós existimos como um grupo de energia, e onde nós focalizarmos, nós
estaremos lá e nós o seremos. Assim, em outras palavras, quando nós estamos
nesta realidade e quando nós estamos focalizados nesta realidade, nós somos
esta realidade. E assim tudo o que nós podemos dizer é que quando nós
colocamos o nosso foco no tempo-espaço e além do tempo-espaço, então nós
seremos seja o que for que observemos.
Como podemos expandir a nossa atenção e a nossa consciência?
Prestando apenas atenção no Agora, amado, permitindo todas as
possibilidades. E libertar-se da palavra "deveria".
(Risos)
Vocês compreendem? Porque no momento em que vocês colocam um "deveria" lá,
vocês estão colocando uma limitação. Onde a matriz de sua consciência
estiver limitada pelos "deverias", então será difícil perceber o que
estiver além desta dimensão da realidade.
Quando você diz "deveria", você quer dizer, "Eu deveria estar fazendo
isto", "Eu deveria estar fazendo aquilo."
Correto, ou "A vida deveria ser assim ou deveria ser daquela forma."
Eu entendo - o que significa que você provavelmente nem mesmo vê qualquer
outra possibilidade porque você está tão focalizado naquilo que você pensa
que vai acontecer, certo?
Isto está correto, ou porque a matriz diz, "Isto é como é. Este é o ser
disto. O Sol nasce na manhã. A gravidade me mantém na Terra. O Verão sucede
a Primavera." E há existência além desta. Vocês podem imaginar isto quando
vocês formam uma idéia de que há milhões de terras ocupando o mesmo espaço
como esta sobre a qual estão focalizando ou esta realidade que vocês chamam
vida. Vocês também têm centenas e centenas de existências alternadas sendo
vivenciadas nesta realidade, neste planeta, neste momento.
Isto confunde a mente!
Confunde.

VOCÊS TÊM UMA ESCOLHA

P'taah, quando você estava falando antes sobre como nós lidamos com o medo
e nos deu a sua pequena receita, parece que para a maior parte de nós,
quando sentimos medo, entramos em um de nossos vícios, o que poderia ser
algo. Poderia ser sair para fazer compras ou fazer algo mais para nos
distrairmos do que está realmente acontecendo.
Isto está certo, você sabe. Está certo. Não é para julgar isto, amado,
somente para dizer que quando vocês estão vivendo no agora e quando o
sentimento aflora, vocês têm uma escolha. Há um ponto de escolha
consciente. Então quando vocês dão o primeiro passo para ir fazer compras,
vocês dizem, "Não, isto é o que sempre faço e agora eu vou fazer algo
diferente."
Nem é mesmo para julgar aquelas velhas atitudes e padrões, e nem certamente
julgar o vício. Os vícios são resultam apenas do terror, realmente.
P'taah, eu gostaria de retornar a uma das últimas coisas que você disse
(que a forma de experienciar o milagre do momento é agradecer) e
agradecer-lhe novamente por uma sessão extraordinária.
Amados, nós lhes agradecemos por esta oportunidade de compartilhar isto que
é de nosso conhecimento e lhes agradecer por esta oportunidade de conhecer
mais sobre o amor. Eu os amo profunda e intensamente, e para todos vocês,
nós nos despedimos, Namastê!